• workshop com o artista Rogério Ghomes
    foto: Beatriz Daou Verenhitach
  • workshop com o kirigamista Ângelo Cesar Meneghetti
    foto: Ângelo Cesar Meneghetti
Localização:
Rua Sergipe, nº 640
Contato:
(43) 3337-6238

Biblioteca do Museu de Arte de Londrina

Toda a gente sabe por essas bandas que a antiga rodoviária da cidade agora é sede do nosso Museu de Arte de Londrina (MAL). Mas o que poucos sabem é que no subsolo daquele prédio existe a biblioteca do Museu, recheada de preciosidades e de livre acesso à comunidade. Inaugurada sob o nome de Francisca Campina Garcia Cid, a biblioteca possui livros de artes plásticas, artes visuais, literatura, fotografia, arquitetura e mais uma infinidade de assuntos.

Por se tratarem de livros de arte e, na sua grande maioria, de exemplares únicos, o material não pode ser levado pra casa, mas o visitante pode consultá-lo por tempo indeterminado enquanto estiver na biblioteca. Portanto, a dica é levar máquina fotográfica e material para cópias e anotações.  Segundo a bibliotecária Letícia Baptista, responsável pelo acervo, a biblioteca do MAL recebe uma grande diversidade de leitores: amantes da arte, pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado até crianças e adolescentes – que contam com títulos especialmente direcionados para sua faixa etária.

Além do acervo de aproximadamente 4 mil volumes – dentre livros, revistas, dvd´s e cd´s – a biblioteca possui uma videoteca com capacidade para cerca de 30 pessoas, que também está à disposição dos visitantes.

Para facilitar ainda mais as pesquisas, a biblioteca está passando por um processo de informatização de todo o seu acervo. Com o catálogo online, os títulos e assuntos poderão ser consultados via internet, otimizando o trabalho tanto da bibliotecária quanto dos leitores.

De acordo com entrevista concedida ao Canal 21, Letícia revela que muitas pessoas visitam o museu atraídas pela arquitetura e pela memória do local, mas acabam supreendendo-se com a existência da biblioteca e com a riqueza do seu acervo.

Se você já conhece este espaço, deixe aqui sua opinião. Se não, veja os dias e horários de funcionamento e programe-se para explorá-la!

 

Funcionamento:

Segunda a sexta das 9h00 às 18h00
Dois primeiros sábados do mês das 9h00 as 13h00

 

Veja a reportagem do Canal 21: http://www.youtube.com/watch?v=OOwTCOxozt4