Localização:
Av. Celso Garcia Cid, 1100
Contato:
(43) 3373-2424

Espaço de Memória Viação Garcia

Em comemoração aos 75 anos de sua inauguração a empresa Viação Garcia inaugurou em 2009 seu espaço de memória trazendo à toda comunidade as memórias de sua evolução desde a época da colonização Norte do Paraná. O Espaço está localizado dentro da empresa e está aberto à visitação através de agendamento recebendo além de escolas, os amantes e apaixonados por ônibus, também conhecidos como busólogos.

Seu acervo é constituído de objetos, documentos textuais e imagens em cenários que reconstituem ambientes da própria instituição como a oficina – composta de ferramentas mecânicas – e a garagem com modelos de ônibus utilizados em diversas décadas, além da memória administrativa ali presente.

 

história

foto: José Juliani

A Viação Garcia nasceu em 1934, quase simultaneamente com o município de Londrina, num tempo em que as cidades iam surgindo em torno das paradas de ônibus. No início da década de 1930, a região Norte do Paraná era chamada de “o novo Eldorado” e atraía migrantes e imigrantes.

A colonizadora inglesa Companhia de Terras Norte do Paraná nomeou o mecânico alemão Mathias Heim responsável pela administração do transporte dos pioneiros e imigrantes. Heim procurou um sócio para ajudar a vencer o desafio. Encontrou o jovem imigrante espanhol Celso Garcia Cid e, em 15 de janeiro de 1934, foi criada a Companhia Rodoviária Heim & Garcia, a segunda do setor estabelecida legalmente no Brasil.

O município de Londrina foi fundado em 10 de dezembro de 1934. Ainda em 1934, a pedido de Celso Garcia Cid, seu caminhão Ford foi transformado na primeira jardineira da empresa, carinhosamente chamada de Catita.

Em outubro de 1937, com a saída de Mathias Heim, entrou em cena outro imigrante espanhol, José Garcia Villar. A partir de 1º de fevereiro de 1938, foi criada a Empresa Rodoviária Garcia & Garcia. A nova sociedade funcionou como uma engrenagem perfeita. Celso Garcia Cid era o acelerador e José Garcia Villar a embreagem. A ousadia e o empreendedorismo de Celso Garcia Cid impulsionavam a expansão da empresa. O controle e a administração de Garcia Villar faziam a companhia crescer com segurança e saúde financeira.

A Viação Garcia cresceu no ritmo acelerado que impulsionou o desenvolvimento de vários municípos do Norte do Paraná, transportando pioneiros, imigrantes, colonizadores, trabalhadores e empreendedores.

fonte:

http://www.viacaogarcia.com.br/institucional/