Tags:
Localização:
Av. Higienópolis, 116

Palacete dos Garcia

Construção do Palacete

Localizado na avenida Higienópolis, 116, o Palacete dos Garcia – como ficou oficialmente denominado, foi morada da família Garcia Cid e desde julho de 2011, sob aprovação do Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico – CEPHA é um imóvel tombado e reconhecido como Patrimônio Histórico Paranaense.

Seu reconhecimento remete à memória do desenvolvimento econômico de Londrina, cuja inauguração foi em 1947, e que a partir de então foi local de históricos acordos que marcam a expansão de grandes negócios no município através das iniciativas de Celso Garcia Cid, como a importação do gado Zebu da Índia e a fundação da empresa Viação Garcia. A casa também recebeu muitos líderes políticos como os governadores Moisés Lupion e Paulo Pimentel e o presidente Juscelino Kubstichek.

O Conselho nomeado pelo governador do Estado para o processo de tombamento do prédio foi composto por 10 membros, sendo dois deles o professor Humberto Yamaki do Departamento de Arquitetura da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e a professora Ana Maria Chiarotti de Almeida do Departamento de Ciências Sociais, também da UEL.

Fonte: Acervo Beatriz Garcia Cid

Bibliografia:

O tempo de Seo Celso / Celso Garcia Cid e Domingos Pellegrini. Londrina: Gráfica Ipê, 1990.