Localização:
Rua Mar del Plata, 93
Contato:
Fone/fax: (43) 3326-2672 / falecomalma@sercomtel.com.br

AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais

 

A AlmA – Associação Intercultural de Projetos Sociais é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e de utilidade pública municipal, fundada em 21 de setembro de 2004. Desde 2006, tem como sede a Vila Cultural AlmA Brasil, através do patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic) da Prefeitura Municipal de Londrina.

Missão

Concretizar ações e mobilizar desejos, desenvolvendo projetos sócio-culturais-educativos que intervenham nas condições de vida humana e possibilitem dignidade em suas relações. Ser conceituada e reconhecida como uma organização que milita para o fortalecimento de uma sociedade que valorize suas diferentes culturas e seja efetivamente participativa e democrática.

Visão

Valorizar os processos culturais como ferramentas estratégicas para a transformação da realidade social. Fomentar a diversidade de saberes e fazeres culturais, buscando conhecê-los, compreendê-los e fortalecê-los a partir de propostas e relações pautadas pelo respeito e pela troca horizontal de experiências. Estar sempre aberta a novos colaboradores, conhecimentos e iniciativas que atuem nessa perspectiva.

Os projetos desenvolvidos pela AlmA são divididos em 4 núcleos:

  • Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária
O Núcleo de Comunicação Popular e Comunitária existe desde 2005 como um dos principais eixos de atuação da AlmA Brasil. Seu objetivo principal é a utilização da comunicação como ferramenta de expressão cultural e novas formas de organização e interação social, buscando viabilizar a fruição de processos e produção de conteúdos que normalmente não atendem aos critérios dos meios de comunicação tradicionais. Ao estimular, agregar e promover ações e pesquisas dentro de um campo que valoriza os processos de produção compartilhada e a construção de circuitos alternativos, o Núcleo de Comunicação acredita contribuir para a democratização dos meios e conteúdos comunicativos e para a valorização da cultura popular.
  • Núcleo de cultural popular AlmA brasileira

Desenvolve ações e projetos nas mais diferentes linguagens da cultura popular.

  • Núcleo de Educação Ambiental

Responsável pelo projeto “Sala Verde Peroba Rosa”, através de convênio com o Ministério do Meio Ambiente, atualmente disponível na Escola Estadual Albino Feijó.